Presidente do instituto diz que a nova opção será alternativa ao app e telefone para dúvidas sobre descontos indevidos
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai implementar o atendimento presencial para aposentados e pensionistas que identificaram descontos indevidos em seus benefícios. A informação foi dada nesta 2ª feira (19.mai.2025) pelo presidente do instituto, Gilberto Waller Júnior.
Em entrevista ao “Encontro”, da TV Globo, ele afirmou que a modalidade começará ainda nesta semana, mas será uma alternativa aos canais virtuais e telefônicos já em funcionamento. Procurado pelo Poder360, o INSS não confirmou a data de início do atendimento presencial.
Atualmente, os beneficiários devem usar o aplicativo Meu INSS ou ligar para o número 135. Gilberto Waller Júnior disse que o atendimento virtual tem funcionado bem e é, muitas vezes, mais conveniente.
“9 milhões já consultaram sem sair da sua casa. Então, para que submeter nosso aposentado e pensionista a uma fila? […] Se a gente falar que vai ter atendimento presencial, no 1º dia já teria fila”, disse.
O presidente do INSS também voltou a dizer que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai assegurar o ressarcimento dos valores descontados de forma indevida.
Investigação da PF (Polícia Federal) indica que até R$ 6,5 bilhões foram desviados de aposentados e pensionistas do instituto por sindicatos e outras entidades.
Leia mais: