Congresso em Foco

Congresso em Foco


Seis ministros do governo Lula devem comparecer ao Congresso nesta semana para eventos organizados por comissões temáticas. A presença mais esperada é a de Fernando Haddad (Fazenda), convocado para responder na quarta (21) sobre o novo limite de isenção do IR e crédito consignado.

Haddad estará em sessão da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara na quarta-feira (21).

Haddad estará em sessão da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara na quarta-feira (21).Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A agenda do Congresso Nacional prevê a presença dos seguintes ministros:

  • Na terça-feira (20), às 9h, o ministro Renan Filho (Transportes) vai à Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado. Debate com senadores o plano de trabalho do ministério para os próximos dois anos.
  • Às 9h30 de terça-feira, o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) estará Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.
  • A ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) foi convidada para um café da manhã da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados. O evento será na quarta-feira (21), às 9h.
  • Às 10h, na Câmara, o ministro Camilo Santana (Educação) deve comparecer à comissão de Educação para prestar esclarecimentos sobre a área.
  • No mesmo horário, o ministro André Fufuca (Esporte) vai à Comissão do Esporte, também na Câmara para apresentar as políticas públicas da pasta. A presença foi confirmada, segundo o site da Casa.
  • Também às 10h, o ministro Fernando Haddad (Fazenda) estará na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. Haddad foi convocado, o que significa que ele tem a obrigação de comparecer.

As sessões ocorrem após uma semana esvaziada no Legislativo e servirão como termômetro da relação entre o Planalto e o Congresso. Parlamentares da oposição devem pressionar os ministros com temas sensíveis, como o uso de dados públicos, diplomacia com regimes estrangeiros e projetos fiscais.



Source link