Com o resultado, o São Paulo chega aos 12 pontos e dorme na nona posição do Brasileirão; já o Grêmio permanece com nove pontos e cai para o 17º lugar, entrando na zona de rebaixamento

O São Paulo finalmente voltou a vencer no Brasileirão. Depois de insistir bastante, o tricolor paulista conseguiu superar o bloqueio do Grêmio e derrotou os gaúchos de virada neste sábado (17), por 2 a 1, no MorumBis, em partida da nona rodada da competição nacional. André Silva, de pênalti, e Arboleda marcaram para os donos da casa, e Aravena fez o do time porto-alegrense.
Com o resultado, o São Paulo chega aos 12 pontos e dorme na nona posição. Por sua vez, o Grêmio permanece com nove pontos e cai para o 17º lugar, entrando na zona de rebaixamento. Para além das baixas que já tinha para o jogo, o São Paulo teve de lidar com outros dois problemas.
Ferreira teve uma lesão diagnosticada no pé esquerdo e foi ausência de última hora. Com a bola rolando, o volante Marcos Antônio sentiu a coxa e deu lugar a Pablo Maia com sete minutos de jogo. Pelo Grêmio, o auxiliar Sidnei Lobo ficou à beira do gramado após Mano Menezes ser liberado por causa da morte dos filhos do genro.

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Apesar das adversidades, o tricolor paulista foi quem tomou as rédeas da partida e assustou com finalizações de André Silva. Os donos da casa ficaram mais com a posse de bola e tiveram maior volume no ataque. Ainda assim, os primeiros minutos foram de uma partida mais cadenciada e de poucas emoções.
Prostrado na defesa, o Grêmio demonstrou dificuldade para construir jogadas e aos poucos foi deixando o São Paulo confortável para exercer pressão. O tricolor paulista acelerou trocas de passes pelo centro, com Oscar sendo o motor da equipe, e passou a finalizar com maior frequência, mas pecando na hora de acertar a meta adversária.
Quando o gol parecia maduro, o São Paulo tomou um banho de água fria. No momento em que quase todo o time estava na frente após cobrança de escanteio, Pablo Maia errou passe de maneira boba e Aravena recebeu livre para arrancar, bater rasteiro e fazer 1 a 0 para o Grêmio, aos 36 minutos do primeiro tempo. Mesmo sem jogar melhor, os gaúchos garantiram a vantagem e foram para o intervalo à frente do marcador.
Segundo tempo
Zubeldía resolveu ousar para o segundo tempo e tirou o volante Pablo Maia para colocar o atacante Lucca, joia das categorias de base de 17 anos. O São Paulo voltou pressionando, assim como terminou o primeiro tempo, e empatou a partida logo aos três minutos. Enzo Díaz cobrou falta na área e Arboleda cabeceou com força para deixar tudo igual.
O São Paulo se manteve soberano na partida, mas encontrou dificuldades para furar o bloqueio adversário. Já o Grêmio continuou se limitando a ficar na defesa para explorar contra-ataques. Os gaúchos também subiram o tom na disputa de bola e abusaram de faltas duras.
O torcedor são-paulino se empolgou de vez aos 32 minutos, quando Luciano foi derrubado na área e Rodrigo José Pereira de Lima marcou pênalti. O árbitro foi chamado pelo VAR para conferir no monitor uma possível falta no lance anterior, mas, após seis minutos de paralisação, manteve a decisão inicial. André Silva bateu no meio do gol e botou o tricolor paulista à frente do placar.
O Grêmio até esboçou um “abafa” nos minutos finais, mas o São Paulo soube administrar o placar. No último lance do jogo, o zagueiro Wagner Leonardo perdeu grande chance na pequena área e a partida encerrou com a vitória são-paulina.
Gols
- Aravena, aos 36 minutos do primeiro tempo;
- Arboleda, aos 3 minutos do segundo tempo;
- André Silva, aos 39 do segundo tempo.
Próximos jogos
- A equipe do técnico Luis Zubeldía volta a campo na terça-feira (20), quando enfrenta o Náutico, no Recife, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Na ida, o time paulista venceu por 2 a 1;
- Na terça, o time gaúcho recebe o CSA, em Porto Alegre, e precisa vencer por dois gols de diferença para avançar às oitavas da Copa do Brasil.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira