O longa-metragem brasileiro ‘O Agente Secreto’ recebeu uma calorosa recepção no Festival de Cannes 2025, com uma ovação de 13 minutos. Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o filme poderia ter sido ainda mais aplaudido, caso o próprio diretor não tivesse encerrado a celebração.
Segundo informações da assessoria de imprensa do filme, cinco minutos de aplausos ocorreram durante os créditos e mais oito minutos após o término deles. A data de estreia no Brasil ainda não foi definida. Para a jornalista Jada Yuan, do Washington Post, os aplausos foram a ‘mais longa e entusiasmada que já vi até agora no festival’, com o público gritando ‘bravo!’.
Veja as fotos
Após a exibição, Kleber Mendonça Filho agradeceu: ‘Quero agradecer a toda a equipe que fez este filme e tem uma pequena parte desta equipe aqui. Me sinto muito honrado em ter vocês aqui, foi uma grande experiência fazer ‘O Agente Secreto’. Queria agradecer a todos os atores e a toda equipe técnica. Muito obrigado!’
As primeiras análises críticas começaram a surgir após a sessão em Cannes — todas elogiosas. As resenhas exaltam o longa como uma grande reverência à arte cinematográfica, destacam sua atmosfera de tensão crescente e também ressaltam seu teor político.
Wagner Moura é apontado como um dos fortes candidatos ao prêmio de Melhor Ator, cuja cerimônia de premiação está marcada para o próximo sábado (24/5).