Pleito será realizado em 25 de maio e candidatos precisam reunir apoio de 8 federações estaduais e 5 clubes para registrar chapas
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) publicou na noite de sábado (17.mai.2025) as regras para a eleição de seu novo presidente, marcada para o dia 25 de maio. O regulamento autoriza a participação remota dos votantes e determina que as chapas sejam inscritas até o dia 20.
Para registrar uma candidatura, é necessário o apoio formal de 8 federações estaduais e 5 clubes. O critério é mais rígido que o previsto no estatuto anulado de 2022, que exigia 4 federações e 4 clubes.
Samir Xaud, presidente eleito da FRF (Federação Roraimense de Futebol), oficializou sua candidatura na manhã de domingo (18.mai.2025), tornando-se o único postulante até o momento. Ele conta com o apoio de 25 federações estaduais — apenas São Paulo e Mato Grosso não aderiram — e de 10 clubes.
A configuração inviabiliza a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), que, embora tenha apoio de cerca de 30 clubes, não alcançou o número mínimo de federações exigido.
Com as chapas registradas, não é permitido que federações ou clubes transfiram seu apoio. Assim, salvo decisão judicial, Xaud deve ser o único candidato na eleição. Ele chegou a sugerir a mudança da data do pleito, que cai em uma rodada do Campeonato Brasileiro, mas a CBF optou por liberar o voto remoto.
A chapa de Xaud tem como vice-presidentes:
- Ednailson Leite Rozenha (Federação Amazonense)
- Fernando Sarney (interventor da CBF e ex-Fifa)
- Flávio Zveiter (ex-presidente do STJD)
- Gustavo Henrique (ex-diretor da CBF)
- José Vanildo da Silva (Federação do RN)
- Michelle Ramalho (Federação Paraibana)
- Ricardo Gluck Paul (Federação Paraense)
- Rubens Renato Angelotti (Federação Catarinense)
No sistema eleitoral da CBF, as 27 federações estaduais têm peso 3 por voto; os clubes da Série A, peso 2; e os da Série B, peso 1.