Ferramenta jurídica ajuda a calcular descontos indevidos em fraude do INSS

Ferramenta jurídica ajuda a calcular descontos indevidos em fraude do INSS


Calculadora analisa os extratos de pagamento, identifica descontos não autorizados e gera automaticamente um relatório com o valor a ser recuperado

ROBERTO GARDINALLI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO – 17/09/2020 – 16:50agencias inss na pandemia
Governo federal começou a notificar os aposentados afetados na última quarta-feira (14)

Diante das denúncias de descontos indevidos em benefícios do INSS que atingem mais de 9 milhões de aposentados, uma startup jurídica desenvolveu uma ferramenta para auxiliar advogados na identificação de possíveis fraudes e no cálculo de valores a serem restituídos. A Jusfy, lawtech especializada em soluções digitais para a área jurídica, lançou a calculadora JusCalc INSS (Restituição), que analisa os extratos de pagamento do INSS, identifica descontos não autorizados e gera automaticamente um relatório com o valor a ser recuperado — incluindo correções, juros e a petição para o ingresso de ação judicial.

Em apenas duas semanas desde o lançamento, a ferramenta já processou cerca de mil cálculos. Segundo a startup, o tempo de análise é inferior a um minuto, e o resultado apresenta valores simples ou em dobro, conforme definido pelo advogado responsável. A média das restituições calculadas até o momento é de R$ 7.036,11, com possibilidade de aplicação de juros de até 100%.

Para utilizar a JusCalc, é necessário que o aposentado envie ao advogado os extratos de benefícios do período entre 2019 e 2024, intervalo em que, segundo o governo, ocorreram as fraudes. Com esses dados, a calculadora faz automaticamente a leitura e o levantamento dos valores indevidos.

Rafael Bagolin, CEO da Jusfy, explica que a ferramenta foi criada logo após a divulgação das fraudes. “Vimos a oportunidade de oferecer um serviço relevante tanto para os aposentados prejudicados quanto para os advogados, que precisam lidar com cálculos complexos. Esse tipo de inovação é justamente o que motivou o surgimento da Jusfy”, afirma.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O governo federal começou a notificar os aposentados afetados na última quarta-feira (14), mas ainda não há previsão para o ressarcimento dos valores. Diante disso, a startup defende que os beneficiários podem se antecipar buscando apoio jurídico. “A ferramenta permite que o aposentado descubra com antecedência se foi lesado e agilize o processo de restituição por meio de seu advogado”, diz Bagolin.





Source link