Após encontro por cessar-fogo, drone russo mata 9 na Ucrânia

Após encontro por cessar-fogo, drone russo mata 9 na Ucrânia


Ataque atingiu uma van que transportava civis no nordeste do país na manhã deste sábado (17.mai); deixou ainda outras 7 pessoas feridas

Um drone russo Lancet atingiu uma van de transporte civil, com destino a Sumy, no nordeste da Ucrânia, e matou 9 pessoas na manhã deste sábado (17.mai.2025). O ataque foi realizado próximo à cidade de Bilopillia, a poucos quilômetros da fronteira com a Rússia. Segundo o prefeito de Sumy, Artem Kobzar, o ataque feriu outras 7 pessoas, e 4 delas estão em estado grave.

O ataque ocorreu horas depois de um encontro entre delegações da Ucrânia e da Rússia em Istambul, na Turquia, o 1º presencial entre os 2 países em mais de 3 anos. Na reunião, foi acertada a troca de 1.000 prisioneiros de cada lado, mas sem definição de cessar-fogo.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky classificou o incidente como um “ataque deliberado a civis”. Até o momento, o Exército russo não se pronunciou sobre o ataque.

Assista ao momento em que autoridades ucranianas resgatam vítimas (41s):

A cidade de Bilopillia tinha aproximadamente 15.000 habitantes antes da guerra. A localidade tem sofrido bombardeios por meses, com intensificação nos últimos dias. Moradores relatam que os russos lançam bombas aéreas pesadas sobre o município continuamente.

“Os russos não poderiam deixar de entender que tipo de veículo estavam mirando”, declarou Zelensky. O presidente ucraniano também voltou a cobrar “sanções fortes” contra a Rússia.

A União Europeia deve aprovar um novo conjunto de sanções na próxima 3ª feira (20.mai.2025), mas ainda não há confirmação se os Estados Unidos seguirão o mesmo caminho.





Source link