No litoral nordestino, há previsão de chuvas fortes, especialmente no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia, incluindo Salvador; a região Norte do Brasil também está em alerta para chuvas intensas

A previsão do tempo para esta sexta-feira (16) e o fim de semana em São Paulo indica uma elevação nas temperaturas, após a manhã mais fria do ano registrada ontem, com 13,3ºC no Mirante de Santana. As mínimas devem aumentar, assim como as máximas, que hoje podem chegar a 26ºC na capital paulista. Durante o fim de semana, as temperaturas devem subir ainda mais, tornando o litoral paulista uma opção atrativa para quem deseja aproveitar a praia.
No entanto, a atenção se volta para o litoral nordestino, onde há previsão de chuvas fortes, especialmente no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia, incluindo Salvador. A região Norte do Brasil também está em alerta para chuvas intensas, com destaque para Roraima, Amapá e Amazonas, onde o risco de precipitações volumosas é elevado.
Em contraste, as regiões Centro e Sul do país continuam sob a influência de um sistema de alta pressão, resultando em tempo firme e seco. Este bloqueio atmosférico mantém o Veranico em andamento, com tardes cada vez mais quentes em estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul, as máximas podem ultrapassar os 30ºC, destacando a variação climática entre as regiões brasileiras.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar merece atenção, especialmente no interior de São Paulo, onde pode atingir 30%. A capital paulista deve registrar máxima de 26ºC, enquanto Campo Grande e Porto Alegre podem chegar a 29ºC, Palmas a 34ºC e Salvador a 29ºC. A estação de outono, mais quente que o habitual, reforça a necessidade de cuidados com a hidratação e proteção contra o sol, além de um agasalho para as manhãs mais frescas.
*Com informações de Paula Nobre
*Reportagem produzida com auxílio de IA