Presidente interino da CBF convoca eleições para 25 de maio

Presidente interino da CBF convoca eleições para 25 de maio


Fernando Sarney foi nomeado interventor pela Justiça depois que Ednaldo Rodrigues foi afastado do cargo; o dirigente da entidade recorreu ao STF

O interventor e presidente interino da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Fernando Sarney, marcou para 25 de maio as eleições para a nova diretoria da entidade. A decisão se deu depois de o presidente Ednaldo Rodrigues ser afastado do cargo pelo TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) na 5ª feira (16.mai.2025).

Além de um novo presidente, serão escolhidos 8 vice-presidentes, 3 integrantes efetivos e 3 integrantes suplentes do Conselho Fiscal. Leia a íntegra da convocação (PDF – 409 kB).

Eis o calendário do processo eleitoral:

  • 17.mai: publicação do 1º edital e do regulamento eleitoral;
  • 18.mai-20.mai: prazo de registro de chapa;
  • 25.mai: Assembleia Geral Eleitoral.

Depois da convocação do pleito, Ednaldo Rodrigues entrou com um pedido no STF (Supremo Tribunal Federal) para suspender o processo eleitoral.

No pedido, o dirigente afirma que o julgamento da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que analisará a validade da eleição que o manteve no comando será decidida em 28 de maio –ou seja, 3 dias depois do pleito.

O dirigente alega que, caso a Corte reconheça a veracidade do acordo, os efeitos da convocação eleitoral serão cancelados e a diretoria eleita em 2022 retornará ao comando da confederação. O que, para ele, pode ameaçar a estabilidade institucional do futebol brasileiro.


Leia mais:





Source link