Cristina de Orleans e Bragança morre aos 74 anos

Cristina de Orleans e Bragança morre aos 74 anos


Bisneta da princesa Isabel sofreu parada cardiorrespiratória em hospital de Petrópolis depois de cirurgia

Cristina de Orleans e Bragança, bisneta da princesa Isabel e trineta de Dom Pedro II, morreu na 5ª feira (15.mai.2025) em Petrópolis, aos 74 anos. Ela sofreu uma parada cardiorrespiratória no Hospital da Unimed, onde se recuperava de uma cirurgia abdominal. Era filha de Dom Pedro Gastão e casada com Antônio Marinho.

A descendente da família imperial brasileira estava internada em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, quando teve complicações pós-cirúrgicas. Natural da cidade, Cristina deixa duas filhas, Anna Teresa e Paola Maria, além de um neto.

Formada em biologia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), morava aposentada no distrito de Itaipava. Tinha admiração por cavalos, interesse herdado de seu pai.

O corpo será velado no sábado (17.mai.2025) na funerária Oswaldo Cruz, com sepultamento previsto para o mesmo dia no Cemitério Municipal de Petrópolis.

Cristina era irmã de Francisco de Orleans e Bragança. A família imperial brasileira divide-se em 2 ramos: o de Petrópolis e o de Vassouras. A chefia familiar pertence ao ramo de Petrópolis, atualmente representado por Dom Pedro Carlos de Orleans e Bragança.

Com o falecimento de Dom Antônio Orleans e Bragança em novembro de 2024, Dom Rafael, do ramo de Vassouras, passou a ser reconhecido como príncipe imperial. A chefia da dinastia está com o príncipe imperial Dom Pedro Carlos Orleans e Bragança, tendo como herdeiro imediato Dom Pedro Thiago.





Source link