Presidente fez giro por Rússia e China em maio; nesta 5ª feira (15.mai) foi ao velório de Pepe Mujica no Uruguai
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou 106 dias fora do Brasil durante o seu 3º mandato até esta 5ª feira (15.mai.2025). Ele desembarca em Brasília nesta noite depois de participar do velório de Pepe Mujica em Montevideu (Uruguai) em um bate-volta.
Antes, realizou um giro pela Rússia e pela China. Ele saiu do Brasil ao fim da noite de 6 de maio e retornou na madrugada do dia 15, quando seguiu para o Uruguai no mesmo dia.
Só em 2025 foram 18 dias no exterior. O ano ainda está na metade do 5º mês, mas Lula já se aproxima da quantidade de 2024 –foram 26 dias naquele ano.
A ida ao velório de Mujica foi a 5ª viagem do presidente em 2025. Ele já tinha ido ao Uruguai em fevereiro para a posse do presidente Yamandú Orsi (Frente Ampla, centro-esquerda).
Leia abaixo o resumo das investidas internacionais de Lula em 2025:
Abaixo, relembre as viagens que o petista fez durante todo o 3º mandato:
Lula saiu do Brasil em maio no momento em que o governo enfrenta uma crise por causa de descontos ilegais em benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O Poder360 mostrou que o episódio ofuscou o giro internacional do petista nas buscas do Google. Este jornal digital também noticiou que o INSS recebeu relatos de fraudes em benefícios via Lei de Acesso.