Brasileiro chegou ao Uruguai durante a tarde para prestar homenagens ao ex-presidente; foi acompanhado de Janja e Boulos
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sentou ao lado da viúva de Pepe Mujica, Lucía Topolansky, durante o velório do ex-presidente do Uruguai nesta 5ª feira (15.mai). O petista chegou à capital Montevideu durante a tarde. Desembarca em Brasília já durante a noite.
O presidente do Brasil caminhou em direção ao caixão de Mujica acompanhado pela primeira-dama, Janja da Silva. Ele abraçou Lucía e deu um beijo na testa dela.
Ele ficou cerca de 1 minuto parado em frente ao caixão. Foi em direção à ex-primeira-dama do Uruguai, que estava conversando com Janja. Os 3 se sentaram juntos em seguida.
Assista (1min1s):
O 40º presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, morreu na 3ª feira (13.mai.2025) aos 89 anos. Ele estava com câncer de esôfago. A morte foi confirmada pelo presidente Yamandú Orsi (Frente Ampla, centro-esquerda).
Mujica conheceu Lucía na década de 1960, quando ambos atuaram no grupo de guerrilha Tupamaros. Casaram-se em 2005. Não tiveram filhos. Atualmente, ela tem 80 anos.
A mulher também tem um histórico na política. Foi deputada federal e senadora do Uruguai. Também foi vice-presidente do país de 2017 até 2020.
Os outros nomes que acompanham Lula no velório são:
- Guilherme Boulos – deputado federal (Psol-SP);
- Humberto Costa – senador (PT-PE);
- Jandira Feghali – deputada federal (PC do B-RJ);
- Aloizio Mercadante – presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social);
- Márcio Macedo – ministro da Secretaria Geral da Presidência.