Esquerda perde conexão com sociedade, diz professor da UFRRJ

Esquerda perde conexão com sociedade, diz professor da UFRRJ


Leonardo Belinelli destacou paradoxo nas políticas petistas: indicadores econômicos e sociais são positivos, mas sensação da população é “ruim”

Leonardo Belinelli, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), afirmou que a esquerda brasileira está se distanciando da sociedade e dos movimentos sociais, mesmo com alguns destes representados nos governos petistas. A declaração foi feita durante debate na série de seminários “O futuro da esquerda brasileira”, realizada na Cidade Universitária, em São Paulo, nesta 5ª feira (15.mai.2025).

O docente analisou a relação entre o PT (Partido dos Trabalhadores) e a sociedade durante sua participação no evento. Segundo ele, o governo do partido tem caráter “desmobilizador” e não conseguiu estabelecer um projeto de hegemonia cultural e política no país.

Belinelli identificou o enfraquecimento da ideia de sociedade como coletivo entre as consequências do neoliberalismo. Em sua avaliação, diversos setores dos trabalhadores não se sentem contemplados pelos projetos e políticas implementados pelo PT.

O professor da UFRRJ apontou um paradoxo na percepção popular sobre as políticas petistas. De acordo com ele, embora os indicadores econômicos e sociais apresentem resultados positivos, a sensação predominante entre a população é “ruim”.

Segundo Belinelli, o conceito de desenvolvimento precisa ser transformado em uma ideia coletiva pela esquerda. Ele sugeriu uma mudança na abordagem política do campo progressista

O seminário acontece na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). O evento reúne especialistas para discutir a situação atual da esquerda no Brasil.

Também participaram da discussão os docentes Bernardo Ricupero (USP), Márcio Farias (Puc-SP) e Rosa Gomes (USP), que mediou as discussões.

A série de seminários “O futuro da esquerda brasileira” teve início na 2ª feira (12.mai.2025) e se encerra nesta 5ª feira, depois de 4 dias de debates sobre os rumos dos movimentos e partidos progressistas no cenário político nacional.





Source link