Cortejo fúnebre do ex-presidente uruguaio começou no Palácio Estévez, sede da Presidência, e seguiu para o Palácio Legislativo
O funeral do ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica começou na 4ª feira (14.mai.2025) e segue nesta 5ª feira (15.mai), na capital do país, Montevidéu, onde será realizado o sepultamento.
Mujica morreu aos 89 anos na 3ª feira (13.mai). Estava com câncer de esôfago.
O cortejo fúnebre começou no Palácio Estévez, sede da Presidência, atravessou as ruas 18 de Julio, Tristán Narvaja. Passou pela sede da Frente Ampla e pela avenida Libertador para chegar ao Palácio Legislativo. O velório ficará aberto ao público até esta 5ª feira (15.mai).
Assista ao vivo:
MORTE DE MUJICA
Quando anunciou o câncer, o 40º presidente do Uruguai declarou que o processo deveria ser complexo, uma vez que ele tinha Síndrome de Strauss, uma doença imunológica que afetava seus rins, algo que dificultaria o tratamento ou uma eventual cirurgia.
Em 1º de março de 2025, Mujica afirmou estar “doente e velho” durante a posse de Yamandú Orsi (Frente Ampla, centro-esquerda). Na ocasião, o ex-presidente declarou que embora sua cabeça funcionasse “bem”, o resto de seu corpo seria “um desastre”.
Mujica era casado com Lucía Topolansky. Eles se conheceram na década de 1960, quando ambos atuaram no grupo de guerrilha Tupamaros. Casaram-se em 2005. Não tiveram filhos.