Lula afirma que pedirá a Putin para comparecer às negociações em Istambul

Lula afirma que pedirá a Putin para comparecer às negociações em Istambul


Declaração do presidente vem após o pedido do chanceler ucraniano, Andrii Yermak, para que o Brasil use ‘sua voz autorizada no diálogo com a Rússia’ para viabilizar o encontro entre os chefes de Estado em conflito

Ricardo Stuckert / PRPresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva de imprensa. Pequim
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva de imprensa. Pequim

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (14) que tentará convencer o homólogo da Rússia, Vladimir Putin, a viajar viaje à Turquia para negociar com o ucraniano Volodimir Zelensky o fim da guerra. “Quando parar em Moscou, vou tentar falar com o Putin. Não me custa nada falar: Ô, companheiro Putin, vá até Istambul negociar, porra”, afirmou em uma entrevista coletiva em Pequim, onde está em visita de Estado.

Lula, que retorna nesta quarta-feira à Brasília, fez a declaração depois que o chanceler da Ucrânia, Andrii Yermak, ter solicitado na terça-feira, em uma mensagem na rede social X, ao Brasil para usar “sua voz autorizada no diálogo com a Rússia” para viabilizar o encontro entre Putin e Zelensky. O pedido de Yermak ocorreu durante uma conversa telefônica com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira.

Antes de viajar para a China, Lula assistiu em Moscou à cerimônia de comemoração dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial. O presidente brasileiro expressou otimismo após tomar conhecimento da proposta de Putin e da aceitação de Zelensky para iniciar conversações em Istambul.

“A possibilidade de que eles se juntem em Istambul e possam começar de verdade, ao invés de trocar tiros, trocar palavras”, disse. “E aí morrerá menos gente, se destruirá menos patrimônio, morrerá menos criança e, quem sabe, a gente possa viver com mais tranquilidade”, completou.

Brasil e China divulgaram na terça-feira uma declaração conjunta na qual expressam esperança de que “se inicie, no menor prazo possível, um diálogo direto entre as partes, única forma de pôr fim ao conflito”.O presidente brasileiro recordou que Brasil e China criaram, em setembro de 2024, “um grupo de amigos” para ajudar as partes quando aceitassem discutir a paz.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

As negociações estão previstas para quinta-feira (15) em Istambul, no que seriam as primeiras conversas diretas entre Kiev e Moscou desde 2022, poucas semanas após a Rússia invadir a Ucrânia. Na terça-feira, Zelensky pediu que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viaje à Turquia para convencer Putin a participar das negociações. Trump confirmou que o secretário de Estado americano, Marco Rubio, participará nas conversações. O Kremlin não anunciou se Putin viajará e se limitou a indicar que “a delegação russa estará presente”.

*Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira 





Source link