Primeira-dama foi escolhida como enviada especial setorial, junto com outros 19 nomes; conferência do clima será realizada em novembro
A primeira-dama Janja da Silva foi escolhida como enviada especial para temas relacionados às mulheres da COP30, a conferência do clima organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas). O anúncio foi realizado nesta 4ª feira (14.mai.2025) pelos organizadores do evento, que será em novembro.
A presidência da COP disse que os enviados especiais “apoiarão no engajamento e na escuta de setores e regiões prioritárias”. O comunicado também afirma que os escolhidos vão atuar “voluntariamente e em caráter pessoal”. Eis a íntegra (PDF – 2 MB).
O comando da conferência cabe a integrantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o embaixador André Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores.
“Serão alguns dos interlocutores para o fluxo de informações e percepções das áreas que representam, o que permitirá que as interações ocorram de forma mais rápida e eficaz”, afirma o texto de apresentação.
Além de Janja, outras 19 pessoas foram escolhidas para integrar a lista de enviados setoriais. Leia abaixo quem são (clique aqui para abrir em outra aba):
Além dos setoriais, mais 10 pessoas serão enviadas especiais a regiões internacionais. Saiba quem são (aqui para abrir em outra aba):