Em telefonema, Lula pede para Putin se reunir com Zelensky

Em telefonema, Lula pede para Putin se reunir com Zelensky


A mesa de negociação para o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia está marcada para 5ª feira (15.mai) em Istambul, na Turquia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou para o presidente da Rússia, Vladimir Putin nesta 4ª feira (14.mai.2025) e pediu para que ele participe presencialmente de uma reunião com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

A mesa de negociação para o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia está marcada para a próxima 5ª feira (15.mai) em Istambul, na Turquia. Lula e o governo brasileiro se posicionam como “colaboradores da paz” à disposição da busca pelo entendimento entre os países.

Durante o telefonema, Lula também compartilhou detalhes sobre a reunião bilateral que teve com o presidente da China, Xi Jinping, em que pôs o Grupo de Amigos da Paz e de países do Sul Global à disposição para cooperar pelo fim do conflito.

O chefe do Executivo brasileiro se reuniu com Putin na semana passada para participar da comemoração da vitória soviética na 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Na 5ª feira (8.mai), os 2 jantaram juntos.

Segundo Lula, o 1º ponto que conversou com o presidente russo foi sobre um cessar-fogo de 30 dias no confronto ucraniano. Disse que essa era uma vontade do Brasil, mas também um pedido direto do chanceler ucraniano, que depois voltou a contatar o governo brasileiro para tentar essa nova ponte com o Kremlin.

Em nota, o governo russo agradeceu pelos esforços do governo brasileiro e chinês em relação às discussões de paz. Putin também reforçou o agradecimento a Lula por participar da cerimônia dos 80 anos do Dia da Vitória em Moscou, quando tropas russas contiveram o avanço de nazistas.

NEGOCIAÇÃO DE PAZ NA TURQUIA 

Volodymyr Zelensky afirmou que está disposto a negociar pessoalmente com Putin uma resolução da guerra em uma mesa de negociações na Turquia. O ucraniano quer viajar para se encontrar em território neutro com Putin na 5ª feira (15.mai).

O encontro foi sugerido pelo russo, mas ele ainda não confirmou se estará presencialmente. Um assessor do líder ucraniano disse que ele não se reunirá com nenhum representante que não seja o presidente.

Além do presidente turco, Recep Erdogan, quem também pode estar presente no encontro é o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), que está no Oriente Médio.





Source link