Em viagem para China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também afirmou que “tem técnicos brasileiros que poderiam treinar o Brasil”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre o anúncio do técnico Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira. O presidente elogiou o italiano, mas afirmou que o principal problema do Brasil é um “entressafra de jogadores” e que existem técnicos brasileiros capazes de treinar a equipe nacional. As falas foram feitas ao jornal O Globo, durante viagem presidencial à Pequim, na China.
“Se formos analisar a biografia do Ancelotti, ele é um grande técnico, foi um grande jogador e hoje é um grande técnico. Mas se formos analisar, o grande problema do Brasil é que estamos numa ‘entressafra’ que não é igual a que já tivemos. Se formos comparar essa nossa safra com 1958, 1962, 1970, 1982, 1986, com 2002, com 2006, essa (atual) safra é mais frágil. É só lembrarmos o ataque de 2002 e 2006 e comparar o atual para você que estamos longe daquilo lá”, destacou o presidente.
Veja as fotos
Nenhum item relacionado encontrado.
Lula complementou dizendo que espera que o italiano faça um bom trabalho e uma boa Copa, mas enfatizou a necessidade de confirmar a classificação: “Ele é um cidadão estrategicamente bem preparado, taticamente muito bem preparado espero que ele ajude a Seleção Brasileira. Primeiro tem que se classificar para a Copa do Mundo e depois, se puder, ganhar”.
Questionado pelo fato de ser um treinador estrangeiro, Lula afirmou que não tem problema, mas acredita que existem brasileiros aptos a assumir o cargo: “Olha, eu não tenho nada contra estrangeiros. Afinal de contas, temos muitos estrangeiros aqui no futebol brasileiro, muitos brasileiros no futebol estrangeiro, incluindo técnicos. Mas o que eu acho é que temos técnicos brasileiros capazes de assumir a Seleção. O nosso problema talvez seja um problema mais estrutural e organizacional”.
Sugestão ao presidente da CBF
Lula também destacou a dificuldade de preparar as equipes nacionais para partidas durante as datas FIFA, devido ao pouco tempo de treino e preparo: “Eu acho muito difícil arrumar um time 15 dias antes de um jogo, treinar dois dias e escalar um time e achar que vai ganhar”.
Lula revelou que chegou a sugerir ao presidente da CBF uma convocação com os melhores jogadores do Brasileirão ao fim do campeonato para uma sessão de treinos: “Gostaria de fazer uma experiência, convocando os melhores jogadores que terminaram o Campeonato Brasileiro. Convocamos os 22 melhores jogadores e vamos fazer uma Seleção com eles pra ver o que dá. Eu acho que seria igual ou melhor”.