Lula compara sua eleição à revolução comunista da China

Lula compara sua eleição à revolução comunista da China


Presidente diz que seu governo e a gestão do partido comunista chinês melhoraram a qualidade de vida do povo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou suas vitórias eleitorais com a revolução comunista chinesa de 1949. Em discurso de encerramento do Fórum Empresarial Brasil-China, em Pequim, nesta 2ª feira (12.mai.2025), o petista afirmou que seu governo e o partido comunista chinês foram responsáveis por melhorar a qualidade de vida de seus povos.

“É a única razão que eu acredito que valeu a pena a revolução chinesa de 1949. O que valeu nossas eleições no Brasil é provar que quando um governo tem compromissos sociais e não esquece as origens daqueles que chegaram ao poder e querem governar para todos, as coisas melhoram”, disse Lula.

O petista disse que o Pcch (Partido Comunista da China) conseguiu tirar 800 milhões de chineses da pobreza nos últimos 40 anos. Sobre os seus governos, Lula disse que 54 milhões de brasileiros saíram da linha da miséria.

“São 2 países que têm o compromisso de resolver o problema da pobreza que martelou a vida desses países por muito tempo. É notável que a China tirou em 40 anos 800 milhões de pessoas da pobreza, como é notável que o Brasil em 10 anos tirou 54 milhões de pessoas que passavam fome no meu país”, declarou.

Ao longo de sua fala, Lula também exaltou as parcerias entre Brasil e China costuradas desde o seu 1º mandato. O petista disse que foi o 1º líder global a atender o pedido da China de ser reconhecida como uma economia de mercado.

Lula está na China desde a noite de sábado (10.mai). No domingo (11.mai) não teve agendas oficiais. Participou de encontros com empresários chineses e com o chefe da Federação da Indústria e do Comércio da China, Gao Yunlong, nesta 2ª (12.mai).

Na 3ª feira (13.mai), Lula se reunirá com o presidente da China, Xi Jinping (Pcch). No discurso, disse que aproveitará a ocasião para “agradecer” ao líder chinês pela confiança no Brasil.





Source link