Projeto do deputado Filipe Barros busca aumentar fiscalização do governo sobre ONGs para evitar influência estrangeira na política nacional
O deputado André Fernandes (PL-CE) foi escolhido nesta 2ª feira (12.mai.2025) para relatar o PL (projeto de lei) 1.659 de 2024, que propõe aumentar a fiscalização do governo sobre o financiamento recebido por ONG (organizações não-governamentais) para proteger a soberania nacional.
O autor do texto, Filipe Barros (PL-PR), afirma que a proposta visa evitar a influência estrangeira na política nacional por grupos financiados por outros países –o que já é proibido no Brasil.
O anúncio de André Fernandes como relator da proposta foi feito por Filipe Barros, que também é presidente da Credn (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional). Ambos são aliados e devem atuar pela aprovação do texto no colegiado.
Caso o texto seja aprovado na comissão, seguirá para análise do plenário da Câmara, onde precisará do apoio de 257 deputados para ir ao Senado.
Esta reportagem foi escrita pelo estagiário de jornalismo José Luis Costa sob a supervisão da editora-assistente Isadora Albernaz.