“Guerra nunca mais”, diz papa Leão 14 em 1ª missa de domingo

“Guerra nunca mais”, diz papa Leão 14 em 1ª missa de domingo


Pontífice suplicou pelo fim do conflito na Faixa de Gaza e pediu que acordos sejam feitos entre Rússia e Ucrânia e entre Índia e Paquistão

Em sua 1ª missa de domingo, realizada hoje (11.mai.2025) na Praça São Pedro, no Vaticano, o papa Leão 14 fez um apelo pelo fim das guerras no mundo. Pediu que acordos duradouros sejam firmados entre Índia e Paquistão e Ucrânia e Rússia. Ele também clamou pela paz na Faixa de Gaza.

A imensa tragédia da 2ª Guerra Mundial terminou há 80 anos, em 8 de maio, depois de causar 60 milhões de vítimas. No atual cenário dramático de uma 3ª Guerra Mundial em pedaços, como tantas vezes afirmou o Papa Francisco, também eu me dirijo aos poderosos do mundo, repetindo o apelo sempre atual: Guerra nunca mais!”, disse Leão, para mais de 100 mil fiéis.

O pontífice comentou um a um os conflitos bélicos que persistem no Ocidente e no Oriente. Referiu-se à população ucraniana como “amado povo”, pedindo que haja “paz autêntica, justa e duradoura” no país. “Que todos os prisioneiros sejam libertos e que as crianças possam retornar às suas famílias”, completou o líder da Igreja Católica.

Em seguida, Leão pediu o cessar-fogo imediato e que seja prestado socorro aos moradores de Gaza, vítimas da guerra entre Israel e Hamas.

Dói-me profundamente o que acontece na Faixa de Gaza. Cesse imediatamente o fogo! Que seja prestado socorro humanitário à população civil exausta e que todos os reféns sejam libertos”, afirmou.

O papa, por fim, celebrou o cessar-fogo firmado entre Índia e Paquistão na região da Caxemira. A trégua foi anunciada no sábado (10.mai) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano) e, depois de ameaças de retomada, deve ser reforçada ao longo da próxima semana.

Recebi com satisfação o anúncio do cessar-fogo entre Índia e Paquistão e espero que, por meio das próximas negociações, se possa em breve chegar a um acordo duradouro”, declarou.

DIA DAS MÃES

Leão 14 também recordou aos fiéis o Dia das Mães, celebrado neste domingo (11.mai) na Itália, Brasil e outros países.

Envio uma saudação carinhosa a todas as mães, com uma oração por elas e por aquelas que já estão no céu. Feliz Dia das Mães!”, exclamou o papa.





Source link