Objetivo da pasta é realizar uma grande mobilização de forma a proteger a população antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios

O Ministério da Saúde do Brasil deu início ao “Dia D” de vacinação contra a gripe neste sábado (10), com o objetivo de proteger a população antes da chegada do inverno. Esta campanha de imunização está sendo realizada em várias regiões do país, com exceção do Norte, onde a vacinação será adiada para o início do segundo semestre devido às condições climáticas distintas. A ação, realizada em parceria com estados e municípios, abrange as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, e tem como meta imunizar cerca de 81,5 milhões de pessoas. Entre os grupos prioritários estão crianças pequenas, idosos, gestantes, pessoas com comorbidades, professores, profissionais da saúde, pessoas em situação de rua e povos indígenas.
A importância da vacinação não pode ser subestimada, pois ela pode reduzir em até 60% o risco de evolução para casos graves da doença, que frequentemente resultam em hospitalizações. Para facilitar o acesso da população à vacina, as unidades básicas de saúde estão abertas durante todo o dia. Em São Paulo, por exemplo, os postos de vacinação funcionam das 7h às 19h. Para se vacinar, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação ou um documento com foto. A campanha ocorre em um momento estratégico, com a chegada do outono e a proximidade do inverno, períodos em que há um aumento nos casos de gripe.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Além da campanha de vacinação, o Ministério da Saúde anunciou um repasse anual de R$ 100 milhões para tratar e prevenir casos de síndrome respiratória aguda grave, que afeta grande parte da população devido a diversos vírus, incluindo a influenza. A adesão da população à campanha de vacinação é fundamental para garantir a proteção coletiva e evitar complicações graves decorrentes da gripe. Este investimento visa fortalecer a capacidade do sistema de saúde em lidar com surtos de doenças respiratórias, especialmente durante os meses mais frios do ano.
Quem pode se vacinar
A imunização contra a gripe é gratuita e é recomendada pelo ministério para mais de 20 grupos prioritários, com foco especial em:
- crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- gestantes e puérperas;
- idosos com 60 anos ou mais;
- trabalhadores da saúde;
- professores das escolas públicas e privadas;
- trabalhadores dos Correios;
- trabalhadores portuários;
- povos indígenas e quilombolas;
- pessoas com comorbidades ou outras condições especiais e com deficiência permanente;
- caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo;
- profissionais das Forças Armadas e de segurança e salvamento;
- pessoas em situação de rua
- população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medida socioeducativa;
- funcionários do sistemas prisional
*Com informações de Beatriz Manfredini
*Reportagem produzida com auxílio de IA