A partir de segunda-feira, dia 12, a novela “A Viagem” está de volta à programação da Globo no “Vale a Pena Ver de Novo”, com nomes como Antônio Fagundes, Christiane Torloni, Guilherme Fontes, Mauricio Mattar, Miguel Falabella, Andréa Beltrão, entre outros, sob a direção de Wolf Maya. Novelão com todas as letras. Na veia.
Uma produção que marcou diferentes gerações do público desde a exibição, em 1994, na Globo, trata-se de um remake da telenovela homônima transmitida originalmente entre 1975 e 1976 pela TV Tupi.
Trabalho da autora Ivani Ribeiro (1922-1995), que contou com a colaboração de Solange Castro Neves.

Solange Castro Neves colaborou com Ivani Ribeiro na novela “A Viagem” (1994) / Reprodução
“Estou muito feliz com a volta de ‘A Viagem’ no Brasil e ‘Mulheres de Areia’ estreando em Portugal. A Ivani, de onde estiver, deve estar muito orgulhosa”, diz Solange, em conversa com a coluna.
A autora faz uma revelação:
“Eu nunca comentei que o nome do personagem do Antônio Fagundes, o Otávio, foi em memória do Otávio Gabus Mendes (1906-1946), pai do Cassiano [Gabus Mendes – 1927-1993].
Ivani tinha grande admiração e gratidão por ele”, prossegue.
Otávio foi um crítico, radialista, ator, roteirista e diretor de cinema.
“Durante a novela, Ivani teve uma crise forte de diabete e eu fui levá-la ao hospital. No caminho ela me disse: ‘O Otávio está aqui, veio me avisar que só vou voltar para casa dia 17, por isso não se preocupe’. Tempos depois, no hospital, ela já bem doente, me abraçou e eu senti que ela estava se despedindo… E que era dia 17. A minha Cleide tinha uma intuição muito forte e essa foi uma de tantas outras. Só tenho a agradecer. Ela mora na minha alma para sempre. A Ivani tinha uma espiritualidade muito forte. Muitas vezes, quando estou trabalhando, sinto ela ao meu lado”, conclui Solange, que também colaborou em outros trabalhos da autora, como “Mulheres de Areia”.