Putin e Xi reforçam aliança contra Ocidente em encontro no Kremlin

Putin e Xi reforçam aliança contra Ocidente em encontro no Kremlin


Presidentes da Rússia e China criticam “hegemonia ocidental” durante reunião em Moscou

Os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Xi Jinping, da China, reafirmaram sua aliança contra o que denominam Ocidente “hegemônico” durante encontro realizado no Kremlin na 5ª feira (8.mai.2025). No mesmo dia, a Ucrânia acusou Moscou de violar a trégua de 3 dias anunciada unilateralmente pelo líder russo.

O encontro entre os 2 chefes de Estado acontece às vésperas do desfile militar na Praça Vermelha que celebrará o 80º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazista. A cerimônia, programada para esta 6ª feira (10.mai.2025), contará com a presença de mais de 20 líderes estrangeiros e a participação de soldados chineses e de outros 12 países.

Putin classificou as discussões com Xi como “muito produtivas” e referiu-se ao líder chinês como “seu querido amigo”. Os presidentes abordaram temas relacionados à política, segurança e economia, segundo informações divulgadas pelo Kremlin, sem mencionar a guerra na Ucrânia nas conversas iniciais.

Xi Jinping, que chegou à Rússia para uma visita de 3 dias, descreveu as conversas com Putin como “profundos, cordiais e frutíferas”. O presidente chinês afirmou que as relações entre Pequim e Moscou injetam “energia positiva” em um cenário mundial de crise, criticando o que considera uma “tendência” do Ocidente ao “unilateralismo” e à “intimidação hegemônica”.

Durante o encontro na sede do governo russo, Putin expressou sua intenção de “aprofundar” a cooperação com a China e garantiu que ambos os países manterão coordenação estreita em suas posições internacionais.





Source link