O poço fica a 1.952 metros abaixo d’água; é a 2ª descoberta de óleo de “excelente qualidade e sem contaminantes” no bloco Aram
A Petrobras informou nesta 6ª ferira (9.mai.2025) que encontrou de “excelente qualidade e sem contaminantes” no pré-sal da Bacia de Santos, em uma área sob concessão no bloco Aram.
A descoberta foi feita durante a perfuração do poço 3-BRSA-1396D-SPS, localizado a cerca de 250 km da costa de Santos (SP), em uma profundidade de 1.952 metros abaixo d’água.
Segundo a estatal, a presença do óleo foi confirmada a partir de perfis elétricos, amostras de fluido e indícios de gás. Essa é a 2ª ocorrência de petróleo classificado como excelente no mesmo bloco, que foi arrematado em 2020 sob o regime de partilha, com a PPSA como gestora.
Em março, a Petrobras comunicou que identificou indícios de petróleo no poço 4-BRSA-1395-SPS, numa profundidade d’água de 1.759 metros e a uma distância de 245 quilômetros da cidade de Santos.
O consórcio liderado pela Petrobras, que tem 80% de participação, em parceria com a chinesa CNPC (China National Petroleum Corporation), ainda vai realizar análises laboratoriais para compreender o potencial produtivo da área. Também estão previstos dois novos poços e um teste de formação, dentro do PAD (Plano de Avaliação de Descoberta), com prazo até 2027.
A presidente da empresa, Magda Chambriard, disse que o resultado reforça a estratégia da companhia de ampliar reservas. Ela citou outras descobertas recentes nos campos de Brava e Búzios.
“É a 2ª descoberta no mesmo bloco, seguindo o ótimo resultado já alcançado em outro poço exploratório no início do ano, onde encontramos petróleo de excelente qualidade. Estamos investindo fortemente na busca de novas reservas e os resultados estão vindo. Esse ano, já anunciamos descobertas também em Brava e em Búzios”, declarou Magda.