Comparação é com o mesmo mês do ano anterior; ministra Marina Silva (Meio Ambiente) diz querer fazer “ajustes” por causa da alta
Levantamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgado nesta 5ª feira (8.mai.2025) mostra que o desmatamento da Amazônia cresceu em 55% em abril de 2025 na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
O dado é calculado com base nos alertas emitidos para fiscalização pelo Deter (Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real).
Em valores absolutos, foram 270 km² desmatados na Amazônia em abril. O recorde para o período foi registrado em 2022, quando foram 1.026 de km². Eis a íntegra do estudo apresentado pelo Ministério do Meio Ambiente (PDF – 4 MB).
Leia a trajetória no infográfico abaixo (clique aqui para abrir em outra aba):
Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva sinalizou que sua equipe observa os dados com cautela. Ela indicou que devem ser pensadas políticas públicas relacionadas ao tema.
“Como foi encontrada essa alta em abril, estamos com todos os sinais de alerta buscando fazer ajustes nas ações levadas no plano”, declarou em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto, em Brasília.
A área desmatada no acumulado de janeiro a abril de 2025 foi de 672 km². Representa uma queda pouco expressiva de 1% em relação aos 681 km² acumulados no intervalo até 2024.
Leia a evolução (clique aqui para abrir em outra aba):
O estudo também trouxe os dados de desmatamento para o Cerrado:
- abril – 690 km² (alta anual de 26%);
- janeiro a abril – 1.970 km² (queda de 3%).