Projeto de Vitor Hugo (MDB) reconhece as artesãs que produzem bonecos hiper-realistas; aguarda sanção do prefeito Eduardo Paes
Vereadores do Rio de Janeiro aprovaram na 4ª feira (7.mai.2025) um projeto de lei para incluir o Dia da Cegonha Reborn no calendário da cidade, a ser comemorado em 4 de setembro. Autor da proposta, o vereador Vitor Hugo (MDB) afirmou na justificativa se tratar de uma homenagem às artesãs conhecidas como “Cegonhas”, responsáveis por confeccionar bonecos de bebês com aparência realista.
No texto, apresentado na proximidade do Dia das Mães, Vitor Hugo ressaltou que “o nascimento de um bebê é um momento único na vida de uma mulher, e o mesmo se aplica às mães de bonecas reborn — com a diferença de que seus filhos são entregues pelas cegonhas”. Disse ainda que a proposta surgiu para reconhecer um grupo de mulheres que o procurou em busca de valorização.
O texto agora aguarda a sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD). Eis a íntegra da proposta (PDF – 374 kB).
Ao Globo, Vitor Hugo disse ter se “surpreendido” com a grande repercussão. Segundo o vereador, essas artesãs costumam doar algumas das bonecas, que têm alto custo, para crianças em situação de vulnerabilidade. Em outros casos, quando a família tem condições de custear a produção, elas criam bonecas personalizadas, inclusive reproduzindo a aparência de bebês que morreram.
Os bebês reborn são bonecos realistas que imitam um recém-nascido. Não só a aparência se destaca pela semelhança, mas detalhes como peso, tom de pele e cílios aplicados também são parecidos com os de um bebê que acaba de nascer.
Nos últimos meses, viralizaram nas redes sociais, especialmente em plataformas como TikTok, Instagram e YouTube. Esses bonecos ultrarrealistas têm atraído milhares de visualizações em vídeos de unboxing, cuidados simulados e reações emocionadas de quem os recebe. Muitas pessoas, especialmente mulheres, compartilham rotinas de cuidados como se estivessem com bebês humanos.