O que acontece após a escolha do novo Papa? Veja os próximos passos no Vaticano

O que acontece após a escolha do novo Papa? Veja os próximos passos no Vaticano


A fumaça branca subiu! Vaticano confirma eleição do novo Papa; veja o que vem a seguir

Na tarde desta quinta-feira (8/5), a fumaça branca subiu na chaminé da Capela Sistina, e confirmou a eleição do novo Papa após o conclave no Vaticano. Agora, ele inicia uma série de eventos marcantes em sua chegada como líder religioso, além de compromissos previamente agendados para os próximos meses na Igreja Católica.

Assim que a eleição foi concluída, o novo pontífice foi cumprimentado pelos demais cardeais e iniciou uma série de rituais, incluindo um momento muito especial e que precisa acontecer imediatamente: a escolha de seu novo nome, pelo qual será anunciado e conhecido mundialmente. O pontífice anterior, Jorge Mario Bergoglio, por exemplo, escolheu o nome Francisco.

Veja as fotos

Reprodução / Globo

Novo papa escolhidoReprodução / Globo

Reprodução / Globo

Novo Papa escolhido no VaticanoReprodução / Globo

Reprodução / Globo

Novo papa é escolhido no VaticanoReprodução / Globo

Foto/X

Vaticano apaga post que anunciava fumaça brancaFoto/X

Reprodução/TV Globo

Papa FranciscoReprodução/TV Globo

Reprodução Instagram

Papa Francisco faleceu em 21 de abril de 2025Reprodução Instagram


Após escolher seu nome, o novo Papa será conduzido à Sala das Lágrimas. Lá, em uma sala simples, que contrasta com o interior grandioso da capela, ele deixa oficialmente de ser um cardeal e assume oficialmente o papado. Neste momento, ele também vestirá a batina pela primeira vez, marcando um rito importante, mas longe dos olhos do mundo.

Após se vestir adequadamente, o novo Papa será levado para conhecer os fiéis e ser anunciado na tradicional cerimônia de Habemus Papam, na varanda da Basílica de São Pedro. Lá, ele dará a bênção e fará sua primeira aparição diante da multidão. Após este momento simbólico, o pontífice será recebido com um jantar pelos cardeais do conclave.

E não para por aí! Com a posse oficial, o novo Papa já tem uma série de compromissos agendados, muitos dos quais estavam previstos antes mesmo do falecimento do antigo pontífice, incluindo uma viagem para a Turquia, a canonização do santo Carlos Acutis e inúmeros Jubileus, que estavam marcados para acontecer entre o fim de abril até maio e precisaram ser adiados. 

Em junho, o pontífice também terá uma agenda cheia, começando com o Jubileu dos Movimentos, Associações e Novas Comunidades, nos dias 7 e 8. Na sequência, participará do Jubileu do Esporte, marcado para os dias 14 e 15, e do Jubileu dos Governantes, entre 20 e 22 de junho. Além disso, herdará uma extensa programação de eventos planejada por Francisco até 2026.



Source link