Enquanto cardeal, seria o pregador do retiro dos bispos do Brasil em abril, mas o evento foi cancelado depois da morte de Francisco
O papa Leão 14, eleito nesta 5ª feira (8.mai.2025), tinha uma viagem marcada ao Brasil para abril deste ano, enquanto ainda era o cardeal Robert Prevost. O líder religioso iria participar do retiro anual, que seria realizado de 30 de abril a 9 de maio, mas o evento foi cancelado pela morte do seu antecessor, Francisco, em 21 de abril.
Segundo a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), o então prefeito do Dicastério dos Bispos foi convidado pelo presidente da entidade, D. Jaime Spengler, para ser o pregador do encontro em fevereiro de 2025.
O secretário-geral da CNBB, D. Ricardo Hoepers, disse que o novo pontífice tem um “carinho e um amor muito grande com o Brasil”. De acordo com o jornal especializado na cobertura da Igreja Católica National Catholic Reporter, Prevost é fluente em português, inglês, espanhol, italiano, francês, além de ler latim e alemão.
Essa não seria a 1ª vinda do papa recém-eleito. Ele esteve no Brasil em 2012 e em 2013. Visitou as cidades de Guarulhos, na zona metropolitana de São Paulo e a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.
A CNBB celebrou a eleição do novo líder da Igreja Católica e disse que o Brasil “acolhe sua eleição de coração aberto”. Eis a íntegra do pronunciamento da entidade (PDF – 189 kB).
“Queremos caminhar em comunhão com seu ministério, com espírito sinodal e missionário, para fazer da Igreja cada vez mais uma casa de portas abertas, onde todos se sintam acolhidos, amados e valorizados, especialmente os pobres.”