Escolha deste nome é significativa, visto que ele dá continuidade a tradição milenar de escolher figuras históricas e espirituais de grande importância, e associa seu pontificado à força e à sabedoria de seus predecessores

Foi eleito nesta quarta-feira (8) o sucessor do papa Francisco. O norte-americano Robert Francis Prevost, foi o escolhido e atenderá como Leão XIV. A escolha deste nome é significativa, visto que ele dá continuidade a tradição milenar de escolher figuras históricas e espirituais de grande importância, e associa seu pontificado à força e à sabedoria de seus predecessores. Leão, já foi utilizada por outros 13 papas, e simbolizada liderança, sabedoria e defesa da fé. O simbolismo deste nome se dá por causa de dois papas, São Leão I – 440 e 461 -, que poupou Roma de ser invadida ao negociar com Átila, o Huno, e se tornou uma das figuras mais influentes da história da Igreja Católica.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Outro papa que também se destacou foi Gioacchino Pecci, Leão XIII, um dos papas mais marcantes na história. Seu pontificado começou em 20 de fevereiro de 1878 e terminou em 20 de julho de 1903. Leão XIII foi considerado um papa inovador para sua época. Ele buscou conciliar a tradição da Igreja com os desafios do mundo moderno, especialmente nas áreas social, filosófica e diplomática. Seu papado ficou marcado por:
Defesa da Doutrina Social da Igreja: Publicou, em 1891, a famosa encíclica Rerum Novarum. Artido que abordava a questão operária, os direitos dos trabalhadores e a justiça social. O documento é considerado o marco inicial da Doutrina Social da Igreja.
Promoção do diálogo com o mundo moderno: aproximou a Igreja das questões contemporâneas e foi o primeiro a aceitar a perda dos Estados Pontifícios.
Reforma e incentivo ao estudo: Incentivou o estudo da filosofia tomista e reformou o ensino nos seminários e universidades católicas.
Relações diplomáticas: reatou laços da Santa Sé com vários países, após as tensões do século XIX.
Valorização do Rosário: incentivava sua oração para fortalecimento da fé.
Vale lembrar que Leão XIII escreveu uma carta ao Brasil após a abolição da escravidão em 1888. Documento foi endereçado a Princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea. Na carta ele manifestava o apoio ao fim da escravidão e à libertação dos escravos. Robert Francis Prevost, o papa Leão XIV, é o primeiro papa norte-americano e o primeiro papa vindo de uma país de maioria protestante. Sua eleição se deu no segundo dia de Conclave.