Depois de uma enorme expectativa e especulações, a revelação oficial de Leão XIV aconteceu na tarde desta quinta-feira (8/5)
A Praça São Pedro, no Vaticano, reuniu milhares de fiéis para o anúncio oficial de Robert Prevost como o papa Leão 14 feito pelo cardeal Dominique Mamberti. A tão esperada fumaça branca emergiu da chaminé da Capela Sistina às 13h09 (horário de Brasília) desta quinta-feira (8/5), segundo dia de votações do conclave.
O anúncio visual foi seguido, momentos depois, pelo repicar festivo dos sinos da Basílica de São Pedro, confirmando a eleição e dissipando qualquer dúvida que pudesse pairar entre os milhares de fiéis. A imprensa também afirmava que a Igreja tinha pressa em definir o sucessor do Papa Francisco (1936–2025).
Veja as fotos
A instituição gostaria de evitar possíveis especulações sobre um desentendimento nos bastidores. A multidão, que se mantinha em vigília ansiosa desde o início do conclave, irrompeu em um misto de aplausos, lágrimas e orações assim que a fumaça, inicialmente tênue e acinzentada, virou densa e branca.
A Guarda Suíça Pontifícia marchou em formação solene em direção à entrada principal da Basílica de São Pedro, preparando-se para a aparição do cardeal protodiácono na loggia central, de onde será pronunciada a famosa frase em latim: “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam!” (Anuncio-vos uma grande alegria: Temos Papa!).
O nome do cardeal eleito então foi anunciado como: Leão 14, o americano Dom Robert Francis Prevost, de 69 anos.
As próximas horas serão de intensa atividade no Vaticano. Após o anúncio formal, o novo papa fará sua primeira aparição pública no mesmo local, concedendo sua primeira bênção Urbi et Orbi (“à cidade e ao mundo”). Será um momento de profunda comunhão entre o novo pontífice e os fiéis, marcando o início oficial de seu papado.