Inicialmente prevista para terminar em 18 de outubro, a novela pode ter sua duração reduzida para 155 capítulos, com encerramento no dia 28 de setembro
Sem alardes e envolvendo apenas áreas chave, a Globo iniciou um movimento discreto para avaliar as implicações de um possível encurtamento da novela “Vale Tudo” e, com isso, antecipar a estreia da próxima trama de Aguinaldo Silva, “Três Graças”.
A emissora há muito não recorre a essa manobra — comum em outros anos — de encerrar uma novela antes da data inicialmente prevista. O que joga a favor desse movimento é o fato de “Vale Tudo” ter alcançado cifras expressivas em faturamento, praticamente “se pagando” com ações comerciais. Essa lógica de exposição prolongada, que permite recuperar os altos investimentos por meio de patrocínios e inserções, é o que geralmente sustenta novelas com quase 200 capítulos.
No entanto, sem a prerrogativa de uma perda significativa de receita com o encurtamento, e diante da ameaça de uma debandada maior de público, a emissora avalia que a contenção de danos maiores pode passar, sim, por um fim antecipado da trama. Inicialmente prevista para terminar em 18 de outubro, a novela pode ter sua duração reduzida para 155 capítulos, com encerramento no dia 28 de setembro, de acordo com as primeiras reuniões feitas sobre o assunto.
Outro fator que pesa a favor dessa decisão é o andamento da produção de “Três Graças”. Prevista para estrear no final de outubro, a nova novela já tem seus principais personagens escalados, capítulos adiantados e um cronograma de gravações com boa margem de folga. Isso permite à emissora maior segurança para antecipar sua estreia.
Os números mais recentes também não jogam a favor de “Vale Tudo”. Na semana passada (de 28 de abril a 3 de maio), a novela registrou sua pior média semanal: apenas 21,2 pontos. Nem mesmo a chegada da vilã Odete Roitman (Débora Bloch) conseguiu atrair o público para a novela em sua exibição na TV aberta. O share segue baixo, com “ante-pico” de audiência chegando a apenas 18 ou 17 pontos em alguns momentos. Em determinadas ocasiões, “Vale Tudo” chegou a ficar longe de ser a produção mais assistida do dia na Globo.
A antecipação de alguns eventos e a chegada da nova fase da trama podem até despertar maior interesse e alguma reação na audiência, mas as projeções seguem pouco otimistas. Na última segunda-feira (7 de maio), por exemplo, a reprise da novela “Tieta”, de 1989, chegou, em alguns momentos, perto da audiência da trama inédita, assim como ocorreu com “Garota do Momento” e “Dona de Mim”, que ficaram só 1 ponto atrás de “Vale Tudo”. Nas redes sociais, há quem aposte que a reprise do clássico “A Viagem” possa ter desempenho suficiente para superar a audiência da principal novela do horário. Por enquanto, trata-se apenas de uma ideia ainda bem embrionária, mas não seria uma surpresa caso isso ocorresse.