Vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, disse acreditar que sob a liderança do papa Leão XIV, ‘haverá de perseverar em sua missão evangelizadora, inspirando paz, união e esperança a toda a humanidade’
A escolha de Robert Presvost como novo papa gerou reação dos políticos brasileiro. O norte-americano, que se torna o primeiro papa nascido nos Estados Unidos, é o pontífice de número 267 da história. Ele foi eletio após receber mais de dois terço dos votos dos 133 cardeais que participaram da eleição, realizada na Capela Sistina, no Vaticano, menos país do mundo. Ele é o sucessor de papa Francisco, morto em 21 de abril. O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, celebrou a nomeação do novo papa da Igreja Católica, Leão XIV. Em suas redes sociais, ele escreveu: “O anúncio que o mundo esperava finalmente aconteceu: habemus papam!”, começou. “Neste momento histórico, nós, brasileiros, temos o orgulho de nos unir a todos os que comungam da alegria pela eleição do Papa Leão XIV, confiando que, sob a sua liderança, a Igreja Católica Apostólica Romana haverá de perseverar em sua missão evangelizadora, inspirando paz, união e esperança a toda a humanidade”. Quem também saudou a escolho foi o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Na rede social X, ele saudou o pontífice com uma postagem e disse que ele tem como missão a “conciliação”. “Habemus Papam. Papa Leão XIV é revelado ao mundo com a missão de ampliar a conciliação e continuar o legado de Francisco, marcado pela tolerância, diálogo e pacificação. Todos nós seguidores da fé cristã desejamos muita sabedoria, fé e energia para o novo Pontífice”, escreveu. O senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Congresso Nacional, disse ter recebido a notícia com alegria e respeito. “Que sua chegada ao pontificado seja luz para os fiéis, força para os que têm fé e esperança para todos os que acreditam em um mundo mais justo, fraterno e solidário”, desejou o amapaense.
O Ministro da Casa Civil, Rui Costa escreveu: “Que Sua Santidade seja o líder de uma igreja missionária, que abraça todos que dela necessitam”. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desejou que Leão XIV “atue para um mundo onde a paz, o amor, a compreensão, a solidariedade e a justiça social sejam preceitos voltados à prática transformadora da sociedade”. Quem também se manifestou foi o presidente nacional do PT, o senador Humberto Costa (PT-PE), que desejou que Leão XIV “siga o legado do seu antecessor de humanismo e solidariedade, de uma Igreja inclusiva e engajada com a paz e as causas sociais”.