Votação para escolha do novo pontífice começa nesta 4ª feira (7.mai); participam 133 cardeais votantes
O Vaticano já deixou tudo pronto para a eleição do novo papa. Na chamada “Sala das Lágrimas”, espaço reservado para o momento posterior à escolha, as vestes papais aguardam o futuro pontífice em 3 tamanhos diferentes, de acordo com o porte físico do eleito. Também estão disponíveis caixas de sapatos, faixas e outras roupas litúrgicas. Imagens das vestes foram publicadas pelo Vaticano nas redes sociais nesta 4ª feira (7.mai.2025).
A preparação faz parte do rigor logístico do Conclave, que teve início nesta 4ª feira (7.mai) com a missa pro eligendo Romano Pontifice na Basílica de São Pedro. Na ocasião, o cardeal decano Giovanni Battista Re fez um apelo para que os cardeais recebam inspiração divina ao escolherem o novo papa. Assim como na missa de funeral do papa Francisco, o decano voltou a falar sobre a paz no mundo atualmente.
“Estamos aqui para invocar a ajuda do Espírito Santo, para implorar a sua luz e a sua força, a fim de que seja eleito o papa que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil e complexo da história”, declarou.
Às 11h30, no horário de Brasília, os 133 cardeais eleitores entraram na Capela Sistina e prestaram juramento de sigilo. A cerimônia do Extra omnes, que marca o fechamento das portas e o início da votação.
O Conclave irá eleger o 267º papa da Igreja Católica. Todos os objetos para a votação e apuração dos votos já estão organizados na Capela Sistina. A mídia vaticana acompanha cada etapa do processo, com reportagens e transmissões detalhadas.
Veja fotos divulgadas pelo Vaticano: