Baleia Rossi (MDB-SP) e Marcos Pereira (Republicanos-SP) se reuniram na 3ª feira (6.mai) para falar do assunto
Os presidentes do MDB, Baleia Rossi, e do Republicanos, Marcos Pereira, ambos deputados federais por São Paulo, avançaram nas conversas sobre a possibilidade de formar uma federação partidária.
Eles se reuniram pela 2ª vez na 3ª feira (6.mai.2025), na sala do Republicanos na Câmara. O movimento ganhou força depois que o União Brasil e o PP anunciaram a federação.
“Compartilhamos propostas importantes para o Brasil e uma visão comum de compromisso com a boa política”, disse Pereira no Instagram.
O União Brasil e o PP reúnem uma bancada de 108 deputados federais e 14 senadores, além de contarem com 6 governadores e 1.343 prefeitos. O MDB e o Republicanos interpretaram o movimento das siglas como uma forma de mostrar força.
Isso impulsionou os partidos a dar continuidade às conversas, iniciadas antes do agrupamento entre União Brasil e PP, mas de forma mais tímida do que agora.
A ideia é “equilibrar o jogo”, segundo o Poder360 apurou. Se a federação se consolidar, reunirá 88 deputados federais e 15 senadores:
- Republicanos: 44 deputados e 4 senadores;
- MDB: 44 deputados e 11 senadores.
Na federação, os partidos devem manter-se unidos por 4 anos. As siglas continuam com seus nomes e diretórios. É um tipo de junção mais flexível do que a fusão e a incorporação.
As federações funcionam como uma única agremiação partidária e devem registrar seu estatuto no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até 6 meses antes da eleição. Os partidos têm até abril de 2026 para fazer o registro, já que a eleição é em outubro.