Deputada solicita à Comissão de Ética do Futebol Brasileiro retirada de Ednaldo Rodrigues

Deputada solicita à Comissão de Ética do Futebol Brasileiro retirada de Ednaldo Rodrigues


Após pedido no STF, parlamentar aciona comissão para investigar possíveis irregularidades na permanência do presidente CBF

A deputada federal Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ), ex-ministra do Turismo, protocolou nesta semana uma denúncia junto à Comissão de Ética do Futebol Brasileiro (CEFB), solicitando o afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A parlamentar baseia sua denúncia em suspeitas de irregularidades na assinatura do ex-presidente da CBF, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido como Coronel Nunes, no acordo que reconheceu a legalidade da eleição de Ednaldo em março de 2022. Segundo Daniela, há indícios de que a assinatura pode ter sido colhida sem que Nunes estivesse em plenas condições cognitivas, o que poderia configurar violação ao Código de Ética e Conduta do Futebol Brasileiro.

Veja as fotos

Reprodução

Documentos provam que presidente do conselho de ética da CBF recebeu aumento dois dias antes de arquivar denúncias contra Ednaldo RodriguesReprodução

Ednaldo Rodrigues (Foto: Divulgação/CBF)

Ednaldo Rodrigues (Foto: Divulgação/CBF)

Ednaldo Rodrigues e Coronel Nunes / Reprodução

Ednaldo Rodrigues e Coronel Nunes / ReproduçãoEdnaldo Rodrigues e Coronel Nunes / Reprodução

Reprodução/cbf_futebol

Reprodução/cbf_futebol


A CEFB, criada em 2017 para atuar como órgão autônomo de controle externo da CBF, é composta por seis membros e presidida pelo advogado Carlos Renato de Azevedo Ferreira. Apesar da autonomia, o advogado recebe salário da CBF — que foi aumentado de R$ 40 mil para R$ 50 mil por Ednaldo em janeiro de 2024, como mostrou o repórter Pedro Ivo Almeida, da ESPN.

A denúncia da deputada ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) homologar, em fevereiro, o acordo que validou a eleição de Ednaldo Rodrigues, garantindo sua permanência no cargo até 2026.

Vale lembrar que a ex-ministra do turismo solicitou a Gilmar Mendes o afastamento do mandatario nesta terça-feira (6/5), sobre a veracidade da assinatura do Coronel Nunes, ex-vice de Ednaldo na CBF, no acordo firmado em janeiro. O processo em questão questionava o processo eleitoral que elegeu o baiano à presidência da entidade.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias



Source link