Ex-presidente do Banco Central assumirá cargo em 1º de julho, depois de cumprir 6 meses de quarentena; também será chefe global de Políticas Públicas do banco digital
O ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto será vice-chairman e chefe global de Políticas Públicas do Nubank a partir de 1º de julho de 2025. A posse será realizada depois do cumprimento da quarentena de 6 meses desde sua saída do comando da autoridade monetária, em 31 de dezembro de 2024.
O anúncio foi feito nesta 3ª feira (6.mai.2025) pelo banco digital, em comunicado oficial. Leia a íntegra (PDF – 69 kB).
Campos Neto se reportará diretamente ao CEO e fundador da instituição, David Vélez. Segundo o Nubank, atuará em 3 frentes principais:
- apoio à expansão internacional da empresa;
- articulação com reguladores financeiros globais;
- contribuição estratégica para análises econômicas e de risco nas operações no Brasil e América Latina.
O economista também representará a Nu Holdings em fóruns e conselhos internacionais, além de colaborar na formulação da estratégia de negócios de longo prazo.
“Reportando-se diretamente a David Vélez, fundador e CEO do Nubank, o executivo atuará como vice chairman do Nubank e chefe global de Políticas Públicas, para apoiar o programa de expansão internacional do Nu e o relacionamento com reguladores financeiros globais, representar a Nu Holdings em fóruns e conselhos internacionais, além de elevar a análise econômica e de risco para as operações do Nu no Brasil e na América Latina, contribuindo para desenhar a estratégia de negócios de longo prazo do Nu”, diz um trecho do comunicado.
Campos Neto presidiu o Banco Central de 2019 a 2024, depois de ser indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). Teve participação direta na aprovação da lei da autonomia do BC, sancionada em 2021.
“Damos as boas-vindas a Roberto Campos Neto, que tem sido um dos principais pensadores do mundo sobre como usar a tecnologia para avançar os sistemas financeiros locais por meio de sistemas como o pix e o open finance. Estamos confiantes de que sua vasta experiência técnica nos setores financeiro e regulatório proporcionará uma liderança estratégica valiosa para o crescimento contínuo de nosso portfólio e operações na América Latina e em futuras geografias”, declarou David Vélez, fundador e CEO do Nubank.
O banco digital tem atualmente mais de 114 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia.