Bolsonaro se encontra com conselheiro do governo dos EUA

Bolsonaro se encontra com conselheiro do governo dos EUA


Reunião com Ricardo Pita foi realizada na 2ª feira (5.mai), em Brasília; ex-presidente falou sobre as “ameaças urgentes à democracia brasileira” e a relação com os norte-americanos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu em sua casa, em Brasília, o conselheiro sênior para assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos EUA, Ricardo Pita. O encontro foi realizado na 2ª feira (5.mai.2025). No mesmo dia, esteve com Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no Senado.

O Departamento de Estado nos EUA equivale ao Itamaraty no Brasil. Em publicação no X (ex-Twitter), o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse que, na conversa, Bolsonaro “destacou as ameaças urgentes à democracia brasileira e aos interesses dos EUA na região”.

“Pita manifestou apoio ao Presidente Bolsonaro e prometeu levar sua mensagem de volta para Washington, DC, capital dos EUA”, escreveu o congressista.

Nesta 3ª feira (6.mai), Bolsonaro comentou sobre o encontro em entrevista à Revista Oeste. “O que eu posso falar é que eu estive com ele. Quase 2 horas de conversa. Eu, meu filho Flávio e mais algumas pessoas. Uma conversa bastante reservada, há um interesse americano no Brasil”, afirmou o ex-presidente.

Pita faz parte da comitiva dos EUA, chefiada pelo coordenador-interino de Sanções do governo dos Estados Unidos, David Gamble, que desembarcou em Brasília na 2ª feira (5.mai) e, segundo a Embaixada dos EUA, irá cumprir uma agenda voltada ao combate ao crime organizado.

Ele terá reuniões bilaterais e “discutirá os programas de sanções dos EUA voltadas ao combate do terrorismo e do tráfico de drogas”. Não foi especificado, porém, quem participará dos encontros.

Extraoficialmente, ele pode se encontrar com aliados de Bolsonaro e abordar a atuação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

O representante do governo de Donald Trump (Republicano) ainda pode se encontrar com o próprio Bolsonaro.





Source link