O Vaticano instalou nesta 2ª feira (5.mai.2025) as tradicionais cortinas vermelhas na varanda principal da Basílica de São Pedro. Quando o novo papa for eleito, ele aparecerá sacada para ser apresentado e conceder sua bênção (Urbi et Orbi).
O conclave começa na 4ª feira (7.mai). Os 135 cardeais votantes ficarão isolados na Capela Sistina até a escolha do novo papa. Serão 4 votações por dia. Para ser eleito, são necessários ⅔ dos votos. A capela ficará fechada para visitação durante o período.
Se não houver definição até o 9º dia de conclave, depois da 33ª ou 34ª votação, os 2 cardeais mais votados disputarão um 2º turno. Fica mantida a necessidade de ⅔ dos votos.
Não há um tempo determinado para o conclave. Ele pode durar vários dias ou até semanas. Para a definição de Jorge Mario Bergoglio –o papa Francisco–, em 2013, os cardeais demoraram 2 dias. A conclave mais longo durou 2 anos e 10 meses.
O resultado é divulgado ao mundo por meio de uma fumaça que sai de uma chaminé no telhado da capela. Ela é produzida pela queima das cédulas de votação com produtos químicos para dar a cor desejada. A fumaça preta significa que o papa não foi escolhido e a votação seguirá.