Para que um novo pontífice assuma a posição, um cardeal papável, precisa obter dois terços dos votos, o que indica 89 dias dos 113 cardeais

O Vaticano divulgou nesta terça-feira (6) o cronograma do conclave – escolha do novo papa -, que começa na quarta-feira (7), e por volta das 14h já será possível saber se um novo papa foi eleito, ou não. A fumaça branca indica que o novo papa foi escolhido, caso contrário, haverá uma fumaça preta. As fumaças significam a queima dos votos dos cardeais. Não se espera que amanhã já tenha um anúncio, caso aconteça será ma surpresa. Para que um novo pontífice assuma a posição, um cardeal papável, precisa obter dois terços dos votos, o que indica 89 dias dos 113 cardeais. Na quinta-feira (8), segundo dia de votação, os cardeais votarão até quatro vezes, o que indica que até duas “rodadas” de fumaça serão conhecidas. Esse é o dia decisivo: nos últimos dois conclaves, a definição do papa se deu no segundo dia.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Confira o cronograma de votação do conclave:
Quarta, 7 de maio
- 5h – missa pré-conclave
- 11h30 – Entrada na Capela Sistina, juramentos coletivos e individuais. Após o fechamento das portas, há um discurso dentro da capela, abertura para possíveis perguntas e, em seguida, votação
- 14h – Primeira e única votação do dia e previsão para que primeira fumaça saia da chaminé da Capela Sistina
Quinta, 8 de maio
- 5h30 – Primeira votação do segundo dia. Só haverá fumaça se de fato um papa for eleito.
- 7h00 – Acontece a segunda rodada de votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé da capela Sistina.
- 12h30 – Terceira rodada de votação. Só haverá fumaça se de fato um papa for eleito.
- 14h00 – Última rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca da chaminé da capela Sistina. Se não houver definição, sairá fumaça preta.
O conclave será presidido pelo Cardeal Pietro Parolin, na ausência do decano, Cardeal Re, que tem 91 anos. Se nenhum nome for escolhido no segundo dia de votação, haverá um terceiro dia de reunião. Caso também não tenha sido eleito nenhum pontífice, a Igreja continuar sem papa, uma pausa de 24 horas é feita para orações. Ao todo 133 cardeais participam do conclave, e 15 deles são considerados papeáveis. Eles têm menos de 80 anos e há diplomatas, homens do campo, teólogos e mediadores. O conclave ocorre ao longo de quantas rodadas de votação forem necessárias até que um candidato obtenha uma maioria de dois terços, o que desencadeia a fumaça branca que anuncia ao mundo que um novo papado começou.