Merz perde votação no Parlamento para chanceler da Alemanha

Merz perde votação no Parlamento para chanceler da Alemanha


Conservador falha em obter maioria no Parlamento e coloca em dúvida planos internacionais como chanceler

O líder conservador alemão Friedrich Merz não obteve votos parlamentares suficientes para se tornar chanceler do país nesta 3ª feira (6.mai.2025). Nove parlamentares se abstiveram, enquanto 307 votaram contra Merz, disse a presidente do Bundestag, Julia Kloeckner.

O político de 69 anos, que participou da vitória dos conservadores da CDU/CSU nas eleições federais em fevereiro e assinou um acordo de coalizão com o SPD (Partido Social-Democrata), conseguiu só 310 votos, seis a menos que a maioria absoluta. Ao menos 18 parlamentares da coalizão não o apoiaram, segundo a Reuters.

Os conservadores de Merz venceram as eleições de fevereiro com 28,5% dos votos, o que os deixou na necessidade de pelo menos um parceiro para formar um governo majoritário. O partido então assinou um acordo de coalizão com o SPD, que obteve apenas 16,4% dos votos, prometendo reformar a Alemanha.

É a 1ª vez na história do pós-guerra da Alemanha que um candidato perde o 1º turno de votação. O resultado do pleito deixa em dúvida as viagens que Merz havia planejado realizar como novo chanceler na 4ª feira (7.mai.2025), para França e Polônia.

Depois da votação, Kloeckner suspendeu a sessão parlamentar para permitir que os partidos decidissem como proceder, já que era improvável que houvesse outra votação no mesmo dia. O Bundestag agora tem 14 dias para eleger Merz ou outro chanceler alemão.

“Merz deveria afastar-se e o caminho deveria ser aberto para uma eleição geral”, disse Alice Weidel, uma das principais líderes da extrema-direita alemã. O colíder do Partido Verde, Felix Banaszak, alertou em uma publicação nas redes sociais que o fracasso na eleição de Merz foi “um ponto de virada” e “não um bom momento”, pois “a Alemanha e a Europa precisam de estabilidade, e muito em breve”.





Source link