Governo inglês apoia veto a jogos da Premier League no exterior

Governo inglês apoia veto a jogos da Premier League no exterior


Projeto de lei com veto tramita no Parlamento. Organizações de torcedores dizem que partidas fora do país podem descaracterizar a competição

O governo do Reino Unido indicou apoio a uma emenda ao projeto de lei que institui o Regulator Independente do Futebol. A medida pretende impedir que clubes da Premier League e da EFL (English Football League) disputem partidas oficiais fora do território britânico. A informação foi divulgada pelo jornal The Guardian na 6ª feira (2.mai.2025).

A proposta surge em resposta a pressões de organizações de torcedores, para quem os jogos internacionais descaracterizam a tradição das competições nacionais. Além disso, essas organizações avaliam que a iniciativa tem finalidade apenas de ampliar os lucros dos clubes com uma audiência global.

O projeto de lei, atualmente em tramitação no Parlamento, exige que os clubes peçam autorização ao regulador para realizar partidas como mandantes em outros países. No entanto, parlamentares consideram que essa exigência ainda é ambígua. Por isso, pretendem apresentar uma emenda mais explícita durante a fase de comissões. A ideia é vetar, de forma definitiva, jogos oficiais fora do território britânico.

Embora a proposta não tenha partido do governo, ministros demonstraram simpatia à mudança. O apoio formal dependerá do texto final da emenda.

A discussão ganhou força após declarações do presidente do Liverpool, Tom Werner. Em 2023, ele manifestou interesse em levar jogos da Premier League para cidades como Nova York, Tóquio e Riade. Apesar disso, o CEO da liga, Richard Masters, afirma que não há planos concretos nesse sentido.

Campeonatos como La Liga, da Espanha, e Serie A, da Itália, já expressaram o desejo de realizar partidas internacionais a partir da próxima temporada.





Source link