Deputada federal pede saída imediata do presidente da CBF, citando suspeitas de fraude e má gestão; solicitação será analisada no STF
Após repercussão das reportagens exclusivas do portal LeoDias, chegou ao gabinete do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta segunda-feira (5/5), um pedido de afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A solicitação partiu da deputada federal Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ), ex-ministra do Turismo no governo Lula.
O requerimento foi protocolado no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que, em janeiro de 2024, resultou na devolução do comando da CBF a Ednaldo por decisão do próprio Gilmar. No novo documento, a parlamentar baseia sua argumentação em dois pontos principais: supostas irregularidades no acordo entre dirigentes e alegações de má condução administrativa da entidade.
Veja as fotos
Um dos principais focos do pedido é a atuação de Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, ex-presidente da CBF e um dos signatários do acordo homologado pelo STF em fevereiro deste ano. Segundo Daniela, há indícios de que Nunes não teria plena capacidade cognitiva no momento da assinatura — ou que a rubrica possa sequer ter sido feita por ele.
A parlamentar baseou-se em matérias exclusivas do portal LeoDias e um relatório médico de junho de 2023 que confirma a deterioração cognitiva do ex-diretor. Ela levanta possibilidades: que Nunes tenha assinado sem total compreensão dos termos, ou que a assinatura tenha sido forjada por terceiros.
O caso agora aguarda análise do ministro Gilmar Mendes, que já foi protagonista de uma reviravolta anterior envolvendo a presidência da CBF.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias