Deputada pede ao STF afastamento de Ednaldo Rodrigues da CBF

Deputada pede ao STF afastamento de Ednaldo Rodrigues da CBF


Petição questiona assinatura em acordo que garantiu permanência do dirigente na presidência da confederação de futebol

A deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) o afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Segundo o Globo Esporte, o documento foi protocolado na noite de 2ª feira (5.mai.2025).

A congressista sustenta que um acordo que garantiu no início do ano a permanência de Rodrigues no comando da CBF, encerrando uma disputa jurídica sobre o comando da entidade, tem uma assinatura falsa do ex-presidente da confederação Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes.

Um laudo pericial anexado à petição diz que Coronel Nunes não tinha condições físicas nem cognitivas de assinar o acordo. A análise foi feita pela perita Jacqueline Tirotti, contratada pelo vereador do Rio de Janeiro Marcos Dias (Podemos).

O ministro Gilmar Mendes, relator do caso no STF, analisará o pedido. Foi ele quem homologou, em fevereiro, o acordo que validou a eleição de Rodrigues em 2022 e encerrou a ação sobre o processo eleitoral da CBF. Rodrigues foi reeleito em março para um mandato que vai até 2030.

A petição da deputada cita o artigo 168 do Código Civil, que permite anular atos jurídicos quando há vício de consentimento. O pedido de afastamento surge em meio a críticas à atual gestão. A seleção brasileira ainda está sem técnico desde a demissão de Dorival Júnior, em 28 de março. A CBF disse ao Poder360 que, “por ora”, não irá se manifestar.





Source link