Presidente dos EUA afirmou que a indústria cinematográfica americana está “morrendo” e culpou os incentivos dados a filmes internacionais
Se depender de Donald Trump, produções como “Ainda Estou Aqui” enfrentarão um tarifaço para chegar aos Estados Unidos. Isso porque o presidente anunciou a aplicação de uma tarifa de 100% sobre filmes estrangeiros. A medida, segundo ele, tem como objetivo proteger a indústria cinematográfica americana.
Em sua própria rede social, a Truth Social, Trump anunciou que autorizou o Departamento de Comércio e o Escritório do Representante Comercial dos EUA a aplicar mais uma tarifa, desta vez voltada ao setor cinematográfico. Segundo ele, a indústria do cinema americano está “morrendo muito rápido”.
Veja as fotos
Para Trump, os incentivos a filmes estrangeiros estão prejudicando a indústria e representam uma ameaça à segurança nacional, além de servirem como instrumento de propaganda de outras nações, algo que, segundo ele, pode ser perigoso: “Este é um esforço conjunto de outras nações e, portanto, uma ameaça à Segurança Nacional”.
“É, além de tudo, mensagem e propaganda!”, disse o presidente, que não detalhou como as tarifas serão aplicadas, já que, atualmente, os filmes são distribuídos em diferentes plataformas. O que se sabe é que ele está disposto a dificultar a entrada de produções internacionais no mercado dos EUA.