Republicano dá sinais de que cederá sobre as taxas de 145% em produtos de importação; diz que a economia chinesa está em “colapso”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), afirmou neste domingo (4.mai.2025) que diminuirá as tarifas de 145% sobre produtos de importação da China “em algum momento”.
Ao ser perguntado pela entrevistadora da emissora NBC News se reduziria as taxas, Trump respondeu questionando “por que eu faria isso?”. Segundo o presidente norte-americano, as tarifas elevadas impossibilitam os negócios com o presidente chinês Xi Jinping.
Trump também acrescentou que a economia chinesa está “colapsando” e que há interesse da China em manter negócios com os EUA.
O republicano vem dando sinais de que cederá quanto às políticas de tributação internacional. Na 3ª feira (22.abr), afirmou, em entrevista a jornalistas no Salão Oval, que as tarifas aplicadas às importações chinesas, que chegam a 145%, serão reduzidas “substancialmente”, mas não “voltarão a ser zero”.
O presidente norte-americano também disse que o país está em um “período de transição” nas relações comerciais e defendeu que os EUA e a China devem chegar a um novo acordo.