José Luiz Datena encerrou sua passagem pelo SBT após solicitar o fim de seu contrato com a emissora. A decisão foi oficializada no sábado (3/05), por meio de uma nota divulgada pelo canal. Segundo o comunicado, o apresentador tomou a iniciativa de deixar a empresa antes que fossem apresentados os novos formatos previstos na reformulação da grade de programação.
Veja as fotos
A emissora revelou que mudanças estruturais estavam sendo planejadas e que, na semana seguinte, seriam apresentados novos projetos para o jornalista. No entanto, Datena optou por encerrar o vínculo de forma antecipada, antes da formalização dessas propostas. “O apresentador José Luiz Datena entregou ao SBT um pedido de rescisão contratual, após ser comunicado de que haverá mudanças na grade”, informou a nota.
O jornalista havia retornado ao canal em 2024 após mais de 20 anos desde sua última passagem. A permanência de Datena na emissora foi breve: ficou apenas seis meses no canal de Silvio Santos. “Na próxima semana, a emissora apresentaria novos projetos para o âncora, que tomou uma decisão antes mesmo da oficialização”, completou o SBT.
A direção do canal também ressaltou o respeito pela trajetória do apresentador. “O SBT tem enorme respeito por Datena e deseja a ele sucesso nas próximas jornadas”, afirmou a empresa. A emissora não informou se há possibilidade de retomada do vínculo em outro momento ou se os projetos pensados para o jornalista serão reaproveitados com outro nome à frente.
Desde a tarde de ontem (2/05), rumores circulavam sobre a suposta insatisfação de Datena com o SBT e que ele poderia deixar o canal a qualquer momento. Espectadores notaram um tom de despedida do jornalista ao encerrar o “Tá na Hora”, programa até então apresentado por ele. No entanto, ao ser questionado, o SBT afirmou que não comentaria o caso.
“Não vim por grana”
Em fevereiro, o apresentador esteve no “Programa Silvio Santos” e revelou a Patrícia Abravanel o motivo pelo qual escolheu trabalhar no SBT logo depois de sair da Band, emissora onde passou vários anos no comando do “Brasil Urgente”.
“[Me perguntaram] ‘Quanto você quer ganhar?’. Eu não sei, quanto vocês puderem pagar, vocês me paguem. E também não vim para cá por dinheiro… Vim porque acho que, para terminar a minha carreira — que espero que dure mais uns cinco ou seis anos — quero encerrá-la no SBT”, começou dizendo.
Logo depois, o apresentador confessou que trabalhar na emissora era o sonho de sua vida. “Pelo Silvio, que para mim foi uma pessoa inigualável. O Silvio conseguiu ser o Silvio Santos e manter a humildade, o que é muito difícil. Tem gente hoje que faz um sucesso nem próximo do dele, mas não mantém a humildade”, acrescentou.
Datena afirmou que enxerga a humildade como um dos pontos mais importantes na trajetória de um ser humano. “Não adianta você ser gênio, trabalhar, ser realizado naquilo que faz e ser reconhecido por todo mundo, se não sabe devolver aquilo que recebeu. Deus me deu a oportunidade de trabalhar para o Brasil inteiro, com o coração aberto e sempre disposto a fazer feliz o povo brasileiro”, sentenciou o jornalista na ocasião.