O presidente chinês Xi Jinping e o líder russo Vladimir Putin se encontrarão em celebração da vitória na 2ª Guerra Mundial
O governo chinês informou neste domingo (4.mai.2025) que o presidente da China, Xi Jinping, se encontrará com o presidente russo Vladimir Putin de 7 a 10 de maio. A viagem do líder chinês a Moscou faz parte das celebrações da vitória soviética na 2ª Guerra Mundial.
O Ministério das Relações Exteriores da China disse que os líderes discutirão o fortalecimento da cooperação entre os 2 países “em um momento de mudanças nunca vistas no século”.
A declaração do ministério é vaga sobre os assuntos centrais desse encontro, mas a guerra comercial protagonizada por China e Estados Unidos e a participação russa nesse contexto deve ser uma das pautas em discussão.
“Durante a visita de Estado do Presidente Xi Jinping à Rússia, ele manterá comunicação estratégica com o Presidente Putin sobre o desenvolvimento das relações China-Rússia nas novas circunstâncias e uma série de importantes questões internacionais e regionais”, diz o ministério.
LULA EM MOSCOU
A visita de Xi Jinping à Rússia coincide com a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Moscou. O presidente brasileiro também participará das celebrações do fim da 2ª Guerra Mundial.
Lula vai se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, em uma conversa prevista para o dia 11 de maio.
Segundo o embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, os líderes vão tratar da cooperação econômica bilateral e de questões práticas ligadas ao Brics.
O diplomata não confirmou se a guerra na Ucrânia será um dos temas em pauta no encontro entre Lula e Putin.