Presidente russo diz que país possui recursos suficientes para alcançar objetivos militares sem escalada nuclear no conflito
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que possui recursos e força suficientes para alcançar seus objetivos na Guerra da Ucrânia sem utilizar armas nucleares. A declaração foi feita em vídeo exibido neste domingo (4.mai.2025) na televisão estatal russa, durante uma gravação especial que celebra seus 25 anos no poder.
Na transmissão intitulada “Rússia, Kremlin, Putin, 25 anos”, o líder russo descartou a possibilidade de escalada nuclear no conflito que já dura mais de 3 anos. A guerra ocorre principalmente em território ucraniano.
“Eles queriam nos provocar, queriam nos fazer cometer erros. Bem, não havia necessidade de usar armas nucleares”, declarou Putin. “Espero que não haja necessidade. Temos força e meios suficientes para levar o que foi iniciado em 2022 a uma conclusão lógica”, concluiu.
Putin é o 2º e 4º presidente da Rússia, de 2000 a 2008 e posteriormente de 2012 até o presente. No período em que não esteve no cargo, serviu como primeiro-ministro do país.
Em 28 de abril, Putin havia proposto um cessar-fogo de 8 a 10 de maio e convidado a Ucrânia a aderir à trégua. O período coincide com as celebrações do 9 de Maio, chamado também de “Dia da Vitória”, em que os russos comemoram a vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na 2ª Guerra Mundial. Geralmente, há um grande desfile na Praça Vermelha, em Moscou, que reúne milhares de pessoas.