Ataque de drones russos causa incêndio em casas na Ucrânia

Ataque de drones russos causa incêndio em casas na Ucrânia


Autoridades ucranianas dizem que 11 pessoas ficaram feridas na ofensiva contra a capital Kiev

Um ataque de drones da Rússia causou um incêndio em um condomínio em Kiev, capital da Ucrânia, neste domingo (4.mai.2025). Autoridades afirmam que 11 pessoas ficaram feridas, dentre elas, duas crianças.

O Exército ucraniano informou que conseguiu abater 69 dos 165 drones lançados pela Rússia durante a madrugada.

O Serviço de Emergências da Ucrânia informou que 76 bombeiros foram mobilizados para combater as chamas. Foram observados focos de incêndio em 3 distritos da cidade, inclusive na região central.

Além de Kiev, 22 drones tiveram como alvo a cidade de Cherkassy, dos quais 15 foram derrubados. O ataque deixou uma pessoa ferida e danificou casas e outras estruturas civis.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, criticou a atitude do líder russo Vladimir Putin de pedir um cessar-fogo de 3 dias, mas seguir atacando a Ucrânia diariamente.

Os russos estão pedindo um cessar-fogo, enquanto atacam a Ucrânia diariamente. Isso é cinismo de primeira linha. Só nesta semana a Rússia usou 1.180 drones de ataque, 1.360 bombas aéreas guiadas e 10 mísseis de vários tipos contra a Ucrânia. Se houver um cessar-fogo, que não seja só para seus feriados, mas todos os dias”, disse.

Putin anunciou um cessar-fogo unilateral de 8 a 10 de maio. O período coincide com as celebrações do 9 de Maio, chamado também de “Dia da Vitória”, em que os russos comemoram a vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na 2ª Guerra Mundial. Geralmente, há um grande desfile na Praça Vermelha, em Moscou, que reúne milhares de pessoas.

Zelensky disse que estaria de acordo com a trégua na data desde que estivesse inserida em um acordo que valesse por 30 dias. Declarou, ainda, não ser responsável pelo que acontece na Rússia.

Não podemos ser responsabilizados pelo que acontece no território da Federação Russa. Eles são responsáveis pela própria segurança e, por isso, não os podemos dar nenhuma garantia”, disse.

Em resposta, o diretor do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, disse que ninguém em Kiev sobreviveria para ver o dia 10 de maio caso a Ucrânia decidisse atacar a Rússia no dia 9.

Zelensky recusou a trégua de 3 dias, classificando-a como uma encenação de Putin. Reiterou o desejo de Kiev de uma paralisação duradoura do conflito. “Isso é mais uma performance teatral da parte dele. Porque em 2 ou 3 dias é impossível elaborar um plano para os próximos passos para acabar com a guerra”, disse.





Source link